OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O QUE SÃO OS ODS?

Compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, são uma agenda mundial adotada em setembro de 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições. Na agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

SOCIAL

Necessidades humanas, saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

AMBIENTAL

Preservação e conservação do meio ambiente, adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

ECONÔMICO

Uso e esgotamento dos recursos naturais, produção de resíduos, consumo de energia, entre outros.

INSTITUCIONAL

Diz respeito às capacidades de colocar os ODS em prática.

CONHEÇA OS ODS

01.jpg

ACABAR COM A POBREZA EM TODAS AS SUAS FORMAS, EM TODOS OS LUGARES

Para a ONU, a erradicação de todas as formas de pobreza é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável. Por isso, uma das metas presentes no Objetivo 1 da Agenda 2030 é que os países construam parcerias que viabilizem a mobilização de recursos para a criação de programas e políticas que erradiquem a pobreza em todos os sentidos, para que a população vulnerável possa ter condições mínimas de sobrevivência e seja possível reduzir à metade a proporção de pessoas que vivem em situação de pobreza.