top of page
Buscar

Escolas de Santo André começam a receber programa de atenção primária à saúde

Atividades envolvem cuidados com a saúde bucal, exercícios físicos e medição de peso e altura


Fonte: Rádio ABC




Alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Machado de Assis, localizada no Parque Represa, em Santo André, tiveram um dia diferente nesta semana. A unidade recebeu o Programa Saúde na Escola (PSE) na última quarta-feira (29), uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, apoiada pelo Ministério da Saúde, para levar cuidados da atenção primária para as unidades escolares e que vai visitar 47 escolas até o fim deste ano.


No pátio foi montado um percurso que os alunos tinham de cumprir. Na primeira estação o foco eram os cuidados com a saúde bucal e uma especialista dava dicas para escovação eficiente e sobre os danos que doces e balas podem causar nos dentes. Depois, os alunos partiam por caminho cheio de obstáculos, com bambolês, amarelinha e colchonete para lembrar da importância de se exercitar. Todos ainda passaram pela antropometria, que mediu peso e altura. As turmas maiores receberam palestras sobre drogas e tabagismo, além de passar por exames de vista.


“Muito importante esse tipo de parceria porque leva profissionais da saúde para o ambiente escolar. Mesmo em forma de brincadeira acabamos iniciando uma aproximação com as crianças e suas famílias para abrir as portas das unidades de saúde do bairro para que eles saibam que podem contar com as nossas equipes da atenção primária”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.


As escolas são escolhidas após indicação do Ministério da Saúde, que utiliza critérios como a localização da escola, número de alunos e o impacto que vai gerar na comunidade. O PSE atende desde os anos iniciais como os finais, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O programa havia sido paralisado durante a pandemia e agora foi retomado.


“Fico muito feliz quando vejo a equipe toda envolvida em um projeto como esse, fazendo um trabalho tão lindo com as crianças, trazendo relevância para a Atenção Primária, mostrando a importância do trabalho desses profissionais para a sociedade”, destaca a diretora da Atenção Básica, Nalva Chiafarelo.


Comentários


bottom of page