top of page
Buscar

Prefeitura cria condições para impulsionar a economia


Prefeitura desenvolve iniciativas para que município seja atrativo para novos negócios e continue se desenvolvendo nas próximas décadas


O eixo de desenvolvimento econômico do Projeto Santo André 500 Anos tem como objetivo principal criar condições para impulsionar a economia, promovendo a desburocratização dos processos, estimulando investimentos privados, PPPs (Parcerias Público-Privadas) e concessões, fomento à competitividade e cooperativa na indústria, comércio e serviços, empreendedorismo, logística, infraestrutura, tecnologia e inovação, turismo, entre outros.


Na prática, isso significa facilitar a abertura de empresas, tornar a cidade mais atrativa para os negócios em todos os setores da economia, fomentando assim a criação de novas vagas de empregos que promovem a independência da população.


Para isso, desde o início da gestão do Prefeito Paulo Serra temos nos pautado em três pilares muito bem definidos, que são a melhoria da competitividade das empresas, a melhoria do ambiente de negócios e a capacitação profissional para que as pessoas estejam aptas a aproveitarem as oportunidades que estão sendo geradas na cidade. Temos trabalhado diariamente para oferecer as melhores políticas públicas neste sentido tanto para os empreendedores como para quem deseja seguir uma carreira específica.


Entre as iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Santo André para fomentar a economia e consequentemente o desenvolvimento da cidade nas próximas décadas podemos destacar a criação do Parque Tecnológico. Pioneiro na região, o projeto atua como uma rede com governança estabelecida envolvendo o governo da cidade, entidades representativas da sociedade e universidades, faculdades, escolas técnicas e centros de pesquisa. Juntos, atuam em rede para o desenvolvimento tecnológico, promoção da inovação e da competitividade na região.


Ele é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do Grande ABC.


Santo André também tem atraído grandes construtoras. O desenvolvimento urbano e a chegada de novos negócios resultam na alta procura por imóveis, colocando o município em primeiro lugar no ranking de novos lançamentos comparado as demais cidades da região. De acordo com o Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis) juntamente com a Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) em 2022 o número de lançamentos de imóveis na cidade foi 699% maior que no ano anterior, totalizando 4.713 lançamentos, que em valores ultrapassam R$ 1,8 bilhão.


A desburocratização de processo também é outra solução encontrada pela gestão municipal. Santo André integra o VRE|REDESIM, sistema estadual que cria soluções para agilizar a emissão de Licenças e é responsável pela integração de dados da consulta de viabilidade locacional, registro, inscrições e licenciamento de empresas. É por meio dele que é feita a troca de informações com os órgãos e entidades federais, estaduais e municipais que são responsáveis pelo processo de registro e legalização de todas as empresas do Estado de São Paulo.


Por meio deste sistema, todas as informações são prestadas em um único lugar. Não sendo mais necessários inúmeros comparecimentos presenciais à Prefeitura, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, CETESB, entre outros. Todo o processo é feito em um único portal, dando simplicidade aos procedimentos de registro. Com o certificado digital, inclusive, tudo é feito de forma online, sem sair de casa.


Comentarios


bottom of page