top of page
Buscar

Santo André conquista Selo de Município Emergente para Concessões e PPP´s

Fonte: Prefeitura de Santo André

Santo André deu um passo inédito em direção à agenda de desestatização. É que, desde a semana passada, a cidade passou a ser o único município do estado de São Paulo que detém o Selo de Município Emergente para Concessões e Parcerias Público-Privadas concedido pela Radar PPP, consultoria que atua em nível nacional na área de contratos de investimento privado em infraestrutura e serviços públicos.


"O reconhecimento e a certificação do potencial da nossa cidade nos auxilia a recuperar o protagonismo socioeconômico e nos coloca de volta ao caminho do desenvolvimento, com políticas públicas transformadoras para a nossa gente. Esta evolução aquece a economia e atrai novos investimentos, gerando oportunidades para os andreenses neste momento de retomada pós-pandemia", destacou o prefeito Paulo Serra.


Na prática, o selo diferencia Santo André de outros municípios e o classifica como um hub com potencial em desenvolvimento para atração de investimentos de empresas nas mais diversas áreas. “O selo nos coloca numa posição de destaque em comparação a outras cidades no que diz respeito à preparação do Município para recepção de investimentos privados, o que é fundamental para avançarmos nos projetos de concessões e parcerias previstos no nosso Plano de Metas”, afirma o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (UPAE), José Police Neto.


Entre as metas prioritárias de desestatização previstas pela administração estão as concessões dos resíduos sólidos, do Parque Natural Municipal do Pedroso e do SABINA Escola Parque do Conhecimento. “O objetivo da gestão é, de um lado, desonerar o orçamento público e, de outro, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, seja porque a iniciativa privada tem maior capacidade de gerir esses equipamentos e serviços, tornando-os mais atrativos, funcionais e sustentáveis economicamente, seja porque Santo André poderá concentrar os recursos municipais para o que é de fato essencial aos andreenses”, explica a Diretora de Departamento de Projetos Especiais e PPP´s, Marília Camargo.


Para conquistar o selo, Santo André participou do programa da Radar PPP em três frentes: envolvimento de secretários municipais em workshops com mentores; engajamento de servidores públicos na plataforma de projetos de concessões e PPP´s; e atuação do prefeito municipal por intermédio da divulgação de projetos prioritários.


Na primeira modalidade, participaram o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, José Police Neto; o secretário de Gestão Financeira, Pedro Seno; o superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA), Gilvan Ferreira Júnior; e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo. Já as secretarias e autarquias municipais envolvidas no programa são Secretaria de Educação, Secretaria de Gestão Financeira, Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Secretaria de Meio Ambiente e Semasa.



bottom of page