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1 de junho de 2023

 

Almir Cicote afirma que para avançar é preciso investir na Educação Básica

Hoje o principal debate que temos relacionado à educação não só aqui, mas em todo o Brasil, é o ICMS educacional. A frase é de Almir Cicote, secretário de Educação de Santo André, em resposta à questão sobre os principais desafios a serem vencidos no presente para os objetivos de um futuro de educação inclusiva e conectada, carente de mais investimentos para fazer frente às novas demandas sociais e intelectuais. A aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que se tornou permanente, fez com que todos os estados do Brasil refizessem suas leis e se atualizassem para cumprir os requisitos e receber recursos providos pelos três níveis de administração pública para promover o financiamento da educação básica pública. “A partir disso percebemos a mudança de comportamento e de cultura do gestor em relação à educação; os recursos que os municípios vão receber estarão muito atrelados à qualidade da educação de cada cidade”, afirma.

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Na visão do secretário, cada vez mais o sistema educacional se torna tarefa fundamental para os governos, razão pela qual Santo André se dedica a trazer para as escolas novos projetos, novos equipamentos, novas formas de diálogo e de formação para professores e diretores de escolas, inovações para melhorar a educação, em sintonia com as demais secretarias. “Quem vai desfrutar de todo o trabalho que estamos fazendo na Secretaria da Educação é a criança que educamos hoje, e daqui a 30 anos vamos ver se de fato o que fizemos deu resultados para a sociedade em geral”, diz.

Sobre a inclusão de tecnologia aplicada ao ensino hoje e o trabalho que imagina fazer no futuro, Cicote conta que a Secretaria de Educação atua em várias frentes. “As escolas da rede pública andreense já receberam tablets e serão equipadas com rede wi-fi”, diz. Os planos incluem pessoas qualificadas para lidar com aplicativos capazes de colaborar diretamente na assessoria a professores e assistência para as crianças. Repercutido fortemente em todo o País, a ponto de atrair visitas de gestores interessados em conhecê-lo, o projeto de robótica desenvolvido pela Lego em Santo André, hoje inserido no 4º e 5º ano, será estendido também ao 3º ano letivo em 2024 e gradativamente chegará aos 1ºs e 2ºs anos. Na agenda 2030 da Secretaria também se destacam a atualização de sistemas de gestão escolar, com novas tecnologias para registrar online a marcação de ponto e formação virtual de professores.

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