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Santo André foi finalista da Chamada de Urbanismo

Tático da Rede Ruas Completas SP 2021

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O projeto de intervenção urbana temporária da Rua Carijós, na Vila Linda, ficou entre os três melhores colocados, junto com São José dos Campos (1º) e Guarulhos (2º). 

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A proposta da Rua Carijós com a Rua das Hortências foi desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fundação Santo André por conta do seu complexo sistema de circulação e alto número de sinistros de trânsito.

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Confira o resultado da chamada de urbanismo tático
2021 da Rede Ruas Completas SP

PROJETO PILOTO CARIJÓS - V. LINDA

MAIS SEGURANÇA

Com foco na adequação do limite de velocidade para 30 km/h e na redução das ocorrências de sinistros de trânsito com vítimas graves e fatais, o projeto propõe medidas de moderação de tráfego como a extensão de calçadas no entorno da Praça Állido Cussiol, diminuição do número de faixas de rolamento, modificação no sistema de circulação para reduzir o excesso de movimentos veiculares, entre outras.

CROQUI DO PROJETO CARIJÓS_page-0001.jpg

Croqui do projeto aprovado

04/11/2021: Proposta finalista da chamada de urbanismo tático da Rede Ruas Completas SP 2021 - Projeto de segurança viária da Rua Carijós, Vila Linda

“Trata-se de um local de circulação extremamente complexo e com muitos sinistros. Por isso, nosso projeto foi selecionado pelo comitê montado por integrantes das instituições parceiras da Rede Ruas Completas SP. Agora nosso desafio será fazer uma intervenção que deve permanecer por no mínimo um mês para avaliar seu resultado junto aos moradores e comerciantes da região”

Paulo Serra

Justificativa

Dados preliminares do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Santo André (em desenvolvimento) apontam que circulam pelo local aproximadamente 10 mil automóveis todos os dias.

 

“Ali há um grande número de sinistros de trânsito. Ao todo, são 11 possibilidades de movimentos veiculares na interseção da Carijós com a Hortências. É um cruzamento crítico e sem semáforo”, aponta o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bianchin Junior.

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Local foi escolhido por ser um ponto de grande número de acidentes e sinistros no município

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EMEIEFS x ACIDENTES

Em outro estudo, elaborado pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos – UPAE, em novembro de 2021, identificou-se a concentração de sinistros de trânsito no entorno de escolas municipais entre 2017 e 2021. A EMEIEF Oscar Chaves Reverendo, na Vila Linda, localizada no entorno da área de intervenção, ficou classificada na 3ª posição em número de acidentes entre todas as escolas municipais. Os dados são da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Parceria Prefeitura e FSA

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Por meio da UPAE, a Prefeitura de Santo André assinou Termo de Cooperação com a Fundação Santo André (FSA). Com a oficialização da parceria, o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo auxiliará a municipalidade nas propostas de intervenção urbana no âmbito da Rede Ruas Completas SP.

 

O objetivo é a implementação de projetos-pilotos de segurança viária de curto prazo, com baixo custo, de alto impacto e que possam ser avaliados e aperfeiçoados para se tornarem uma política para a redução dos acidentes e das mortes no trânsito. Santo André foi selecionada e integra a rede composta por 20 cidades do Estado de São Paulo. O convênio entre a Prefeitura e a Fundação Santo André foi formalizado no dia 10 de dezembro de 2021.

 
ASSINATURA DO CONVÊNIO.jpg

Alunos e professores participantes do projeto​

Bárbara Dantas

Karoline Mendes

Letícia Kerr

Nathália Moura

Patrícia Fonseca

Renata Rampazzo

Professores: Arquitetos Enrique Staschower e Rosângela Varlesi

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