top of page
sa500 (1) (4).png

ACORDO DE

PARIS E ODS

O Programa Santo André 500 Anos tem o compromisso de promover e buscar a sustentabilidade para fazer com que nosso município cumpra sua parte na preservação do planeta, e o Acordo de Paris e os 17 ODS são fundamentais para alcançar este objetivo. 

SANTO ANDRÉ PRONTA PRA FAZER SUA PARTE

 

Nosso município está desenhando uma série de ações que subsidiarão seu compromisso com relação ao Acordo de Paris, assinado por mais de 100 países, incluindo o Brasil, para mitigar o processo de aquecimento do planeta. O Programa Santo André 500 Anos já está definindo ferramentas e estratégias para que as futuras gerações de andreenses vivam numa cidade mais sustentável, com maior qualidade de vida e em maior integração com o patrimônio natural.

 

Dentro do marco do Programa, que está alinhado ao Acordo de Paris e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, já se estudam estratégias para reduzir os efeitos climáticos da emissão dos gases estufa e neutralizar o carbono já mirando o ano de 2053, quando a cidade completará 500 anos, delineando para isso, ações de curto, médio e longo prazos.

 

Alguns cálculos e dados realizados são realmente impressionantes. Para neutralizar o carbono produzido por habitante em Santo André não bastará somente desenhar mais políticas de proteção às áreas florestadas e produtoras de água, mas será preciso também fomentar o aumento de áreas vegetadas na área urbana, ampliar o acesso ao saneamento básico e diminuir as áreas de risco. É imperativo, ainda,  promover políticas para o uso de energias renováveis para a diminuição do uso de combustíveis fósseis, além de fomentar uma economia que dialogue e valorize os benefícios da floresta em pé.

 

As áreas preservadas do município são um verdadeiro tesouro e o Programa tem promovido novas ações a fim de não só conservá-las, mas ampliá-las. As ferramentas para isso já estão em elaboração!

Há no nosso território, unidades de conservação e é possível promover ações a fim de que o município possa ser tanto provedor como recebedor de serviços ambientais. A regulação do mercado de carbono foi um dos assuntos protagonistas da COP 26 e Santo André está se preparando para atuar fortemente neste segmento.

​

Acesse aqui o curso Mudanças Climáticas X Floresta Em Pé, elaborado pela Prefeitura e saiba mais sobre o assunto.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O QUE SÃO OS ODS?

Compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, são uma agenda mundial adotada em setembro de 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições. Na agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

SOCIAL

Necessidades humanas, saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

AMBIENTAL

Preservação e conservação do meio ambiente, adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

ECONÔMICO

Uso e esgotamento dos recursos naturais, produção de resíduos, consumo de energia, entre outros.

INSTITUCIONAL

Diz respeito às capacidades de colocar os ODS em prática.

fundo3_edited.jpg
01.jpg

ACABAR COM A POBREZA EM TODAS AS SUAS FORMAS, EM TODOS OS LUGARES

Para a ONU, a erradicação de todas as formas de pobreza é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável. Por isso, uma das metas presentes no Objetivo 1 da Agenda 2030 é que os países construam parcerias que viabilizem a mobilização de recursos para a criação de programas e políticas que erradiquem a pobreza em todos os sentidos, para que a população vulnerável possa ter condições mínimas de sobrevivência e seja possível reduzir à metade a proporção de pessoas que vivem em situação de pobreza.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

bottom of page