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Santo André quer aumentar demanda do transporte coletivo em 15% por ano até 2024


A prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, apresentou nesta terça-feira, 15 de junho de 2021, a primeira versão do Plano de Metas 2021-2014, com a relação de áreas que devem receber investimentos neste período.

Ao todo são 79 metas e 467 projetos principais de diversas áreas como mobilidade urbana (trânsito e transportes), saúde, educação, lazer, segurança urbana, zeladoria, combate às enchentes entre outras.


A administração criou um site por onde é possível fazer sugestões para a versão final.


Na área de transportes coletivos, a meta número 16 é de aumentar em 15% ao ano o número de usuários em relação a 2020. O valor-base para este cálculo é de 2 milhões 491 mil 110 passageiros por mês.


Para chegar a esta meta, serão associados os seguintes projetos:

– Implantação da Estação ABC (Pirelli) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)

– Reestruturação da rede de transporte coletivo

– Subconcessão do sistema tronco-alimentado da Vila Luzita (travada desde 2016 e operada provisoriamente pela Suzantur)

– Requalificação dos abrigos de transporte coletivo da cidade

– Ampliação da baia de embarque e desembarque da Estação Celso Daniel

– Reconstrução das estações da Linha 10 – Turquesa (Utinga, Prefeito Saladino e Prefeito Celso Daniel)

– Articulação com o Governo do Estado para viabilização de atendimento por transporte de alta capacidade através de linhas de Metrô (o que inclui a linha 20- Rosa do Metrô entre Santo André e a região da Lapa, na capital paulista).


A linha 18 não seria Metrô de alta capacidade, era previsto um monotrilho (média capacidade) substituído por corredor de ônibus elétrico BRT-ABC (média capacidade também). Já na meta 18, a prefeitura apresenta como proposta a conclusão do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável até 2024.


Para isso elenca os seguintes projetos associados:

– Plano de Mobilidade Urbana de Santo André

– Implantação de 4 km de corredores de transporte

– Complexo Viário e Parque Urbano Santa Terezinha


Já a meta 17, estipula que a prefeitura vai tentar captar R$ 146 milhões em recursos externos para melhoria da mobilidade urbana.


Os recursos devem ir para as seguintes intervenções:

– Implantação das Marginais do Córrego Taioca

– Implantação da Rua Fichet (continuação da Rua Itambé)

– Implantação do viaduto Giovanni Batista Pirelli x Cassaquera


O transporte coletivo aparece em outra meta que não é diretamente relacionada com a mobilidade, mas que acaba tendo influência no dia a dia de quem usa ônibus na cidade: Programa de Paridade de Gênero no transporte coletivo.


A proposta é um projeto associado à metra 59 que é “desenvolver ações de gênero em 20 programas e projetos de governo”.

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