top of page
Buscar

Reunião no território 2 marca fim das audiências contributivas do Marco Regulatório

Plenária registrou 55 reivindicações da região que é formada pelos bairros Jardim Ana Maria, Jardim Itapoan, Jardim Rina, Jardim Santo Alberto, Parque Capuava, Parque Erasmo Assunção, Parque João Ramalho, Parque Oratório, Parque Novo Oratório e Polo Petroquímico de Capuava

Fonte: UPAE


A Prefeitura de Santo André realizou, na noite de quinta-feira (28/4), a 16ª reunião pública para a revisão do Marco Regulatório da Política Urbana de Santo André, encerrando assim a fase das audiências contributivas que têm como objetivo ouvir as demandas dos moradores da região.


Entre as 55 reivindicações, destaque para as áreas de desenvolvimento econômico e social e mobilidade urbana, que representam mais da metade dos pedidos da população, como é o caso de Maria de Fátima Costa, que solicitou mais segurança e saúde. "Moro aqui há 46 anos. Gosto do meu bairro, evoluiu bastante, mas estamos precisando que a Guarda Municipal fique 24h no CEU e que façam um posto de saúde decente, que não temos", afirmou.


Liderança do Jardim Alzira Franco, Denise Aparecida Gonçalves agradeceu a oportunidade de poder discutir a cidade e elencou as principais urgências de seu bairro. "Precisamos que lombadas sejam feitas o mais rápido possível para reduzir a velocidade, porque as placas de sinalização não estão resolvendo", reclamou. Ela também relatou que há pontos viciados de entulho e lixo, que também precisam da atenção da municipalidade. "Estão jogando no espaço que em que foi feita uma pracinha, já estragaram toda a grama. Não tem placa de sinalização para inibir esta prática", sugeriu. Denise ainda pediu ações sociais relacionadas ao combate às drogas e alimentação.


José Gomes Pereira, que faz parte do grupo gestor do CEU Ana Maria, parabenizou a iniciativa da Prefeitura, mas pediu agilidade na entrega do campo de futebol ao lado do complexo. "Está parado. Queremos saber quando vai terminar esta obra para as pessoas poderem utilizar", falou. O morador também fez questionamentos relacionados à habitação. "Queremos saber sobre a regularização fundiária no Parque Capuava e no Jardim Ana Maria. Moradia é prioridade para a população", disse.


Dona Elza Alice, que vive no Conjunto Habitacional Jardim Ana Maria, afirmou que fez solicitações à Prefeitura via Colab, mas que ainda não recebeu as respostas. "Fiz pedidos para arrumar o asfalto na rua das Gaivotas, que cedeu, está horrível de entrar. Pedi a regularização da área. Muitas pessoas já quitaram as moradias, mas ainda não temos as escrituras". Ela também reclamou de uma área pública não utilizada que tem sido foco de entulho e lixo. "Lembro que em 1992 vi o projeto dali, que era para ser uma praça, e até agora não foi feito nada. Acho que a Prefeitura gasta mais mandando caminhão limpar do que se construísse uma praça", afirmou.


Uma das líderes das comunidades do Guaratinguetá, Juliana Cristina reivindicou o resgate da área de lazer da vizinhança. "Nosso único espaço virou ponto onde as pessoas bebem o dia todo, a praça cheira a urina, é um desrespeito com todo mundo", falou. "Já abri várias reclamações no Colab solicitando que retirassem um contêiner que está lá há quatro anos, que virou ponto de uso de drogas na frente das crianças", relatou. "Meu filho não tem que achar isso normal, por isso peço o apoio da prefeitura para limpar o final da rua da Guaratinguetá", finalizou.


Reivindicações relacionadas à qualidade do ar com controle da poluição do Polo Petroquímico, oferta de transporte público com mais agilidade e qualidade das linhas de ônibus que atendem a região, como T12, T14, T16 e T18, além de melhorias nos equipamentos de saúde também foram destaques na plenária.


Com o fim das audiências contributivas, a Prefeitura dará início à próxima fase de escuta pública para a revisão do Marco Regulatório com as reuniões temáticas que discutirão especificamente Meio Ambiente, Habitação, Desenvolvimento Econômico e Social, Mobilidade Urbana e Política Urbana. As datas e locais ainda serão divulgados.

bottom of page