top of page
Buscar

Revisão do Marco Regulatório chega à penúltima audiência contributiva

Plenária na Vila Guiomar reuniu quase 70 pessoas do Território 1; área é formada pelos bairros Campestre, Casa Branca, Centro, Jardim, Bela Vista, Santa Maria, Vila Alpina, Vila Assunção, Vila Bastos e Vila Guiomar

Fonte: UPAE


Na penúltima audiência pública contributiva de revisão do Marco Regulatório da Política Urbana de Santo André cerca de 70 pessoas se reuniram no salão da Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina, para apresentar demandas da região. Serviços de zeladoria e mobilidade foram os destaques da plenária.


Adelina Borges Costa, moradora da rua Ministro Calógeras, na Vila Guiomar, pediu serviço de recapeamento entre as vias García Rodrigues e Ramos de Azevedo. “Solicito que este trecho da minha rua seja incluído no cadastro da Secretaria de Serviço e não apenas na Secretaria de Finanças, porque pagamos todos os impostos e nossa rua nunca foi recapeada e está cheia de buracos”, destacou Costa.


Para Roberto Gomes da Silva, morador do Conjunto Residencial IAPI há 67 anos, também na Vila Guiomar, a Sabesp precisa resolver o abastecimento nos apartamentos do conjunto. “A falta de água atinge todos os moradores após as 21 horas. Nossos prédios são antigos, não foram construídos com caixa d’água e chega essa hora não temos mais água. Mas as contas continuam chegando normalmente”, criticou Silva.


Também foram apresentadas demandas da Comunidade Tamarutaca. Creuza Cosme da Silva, moradora da Travessa Paulina, pediu atenção da Prefeitura para o muro que está próximo de cair. “A Prefeitura precisa resolver o problema de um muro que está com infiltração em um dos nossos escadões. Já faz mais de 5 anos que estamos com esse problema e a qualquer momento ele pode desabar e causar um acidente”, relatou.


Reginaldo Antônio Augustavo, que também é morador da mesma comunidade, solicitou ajuste do semáforo em frente à Escola Estadual Prof. Ênnio Mário Bassalho de Andrade. “O farol demora pra abrir e fecha rápido demais. Não dá tempo nem de atravessar. E o local é muito utilizado por mães que levam as crianças para a escola”. Reginaldo também apontou problemas com os ônibus da linha B11 - Vila Guiomar/Bairro Paraíso. “Demoram muito pra passar, 30, 40 minutos. Além disso, muitos pontos estão sem cobertura e em dias de chuva fica ainda mais difícil para as pessoas usarem os ônibus”, contou Augustavo. Ele também pediu reforço de iluminação na rua Altinópolis, na Comunidade Tamarutaca. “A rua está mal iluminada, são apenas 3 postes e é muito escuro à noite”. explicou.


Marina Rodrigues de Araújo relatou problemas com usuários de drogas na região da Vila Guiomar. “Moro aqui (Vila Guiomar) há 59 anos. Temos muitos idosos no nosso bairro que antigamente utilizavam o Parque Gero, mas agora o local está abandonado e os únicos que usam são os nóias (usuários de drogas). A polícia até passa pelo local, mas não faz nada”, reclamou Araújo.


Outro assunto abordado pelos moradores foi a mobilidade. Simone Bassakin, moradora da Vila Guiomar, pediu ações para melhorar o tráfego do entrono do Colégio Liceu, principalmente na rotatória em frente à Paróquia Santo Antônio, no Largo São Francisco. “Fica impossível passar por esse trecho em horário de pico. São mais de 10 minutos só pra cruzar”, explicou Bassakin. Já para João Duarte, morador da Vila Assunção, problema da mobilidade é mais amplo e requer estudos e alternativas. “Nossa região cresceu muito nos últimos 20 anos. Diversos prédios foram construídos e isso causou um impacto significativo na mobilidade. Por isso, precisamos de estudos para propor ações que ajudem a resolver este problema”, ponderou João Duarte.


Na avaliação de Daniel Buissa, coordenador do estudo legal do Marco Regulatório, a participação dos moradores nas audiências é essencial para aprofundar conhecimento sobre os problemas regionais. “Questões sobre sustentabilidade e desenvolvimento econômico e social foram as mais mencionadas e são fundamentais para a revisão do Marco Regulatório. Como morador da região, me senti representado em algumas dificuldades que foram relatadas e nas sugestões de melhoria feitas para o Território 1”, destacou Buissa.


O encontro contou também com a presença dos vereadores Pedrinho Botaro (presidente da Câmara Municipal), Renatinho do Conselho e do vereador Lucas Zacarias. A próxima audiência do Marco Regulatório será nesta quinta-feira (28/4), às 19h15, no CEU Ana Maria, localizado na Praça Venâncio Neto, no bairro homônimo ao equipamento, e terá transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre o Marco Regulatório aqui.

bottom of page