top of page
Buscar

Marco Regulatório no Território13: queixas na saúde e segurança se destacam como principais demandas

Encontro entre Prefeitura e moradores aconteceu na EMEIEF Machado de Assis e recebeu moradores dos bairros Miami Riviera, Parque do Pedroso, Recreio da Borda do Campo, Três Divisas e Waisberg


Fonte: UPAE

Com mais de 60 participantes, a terceira audiência pública para revisão do Marco Regulatório da Política Urbana de Santo André aconteceu nesta terça-feira (15), na EMEIEF Machado de Assis, na estrada do Pedroso. Entre as principais demandas apresentadas pelos moradores destacam-se melhorias do atendimento à saúde, segurança nos bairros, conservação dos mananciais e reforma do Parque do Pedroso, além de regularização fundiária.


Residente do Parque Miami há 42 anos, a moradora Justina Aparecida reconhece as melhorias realizadas na região ao longo do tempo, mas enumera uma série de problemas que precisam de solução. “Arrumaram o posto de saúde, ficou bonito, mas não tem médico. A gente pega a senha e não tem ninguém para nos atender”, reclama. Outra queixa apresentada por Aparecida são as áreas de risco. Segundo ela, há residências em encostas que correm perigo de soterramento. “Como está muita chuva agora, está caindo terra na casa das pessoas. A Defesa Civil foi lá, então é preciso ver o que fazer com a água da chuva ali para solucionar este problema”, alerta.

Morador da região e Conselheiro no Conselho Municipal de Saúde, Emanuel Guimarães, diz que duas das prioridades do território são a conservação da água e a reforma do Parque do Pedroso. “É de extrema importância. Precisamos cuidar da nossa represa e de nossos mananciais”, afirma. “A requalificação do parque foi debatida nas eleições, mas depois não vimos mais ninguém falar. Precisamos explorar o ecoturismo, criar uma área de lazer atrás da Guarda Municipal com campo de futebol, malha, bocha, tênis e uma biblioteca para as pessoas poderem fazer sua leitura”, defende Emanuel.

Outro ponto urgente que merece destaque na revisão do Marco na opinião do cidadão é a segurança. “Toda a extensão da Estrada do Pedroso, que vive apagada, precisa de um banho de luz. É a maior reclamação que temos aqui”, finaliza.

Membro do Conselho Gestor do Parque do Pedroso e moradora da região, Ivone Amazônia reivindica mais segurança nos arredores e nos equipamentos públicos, falta de remédios no posto de saúde e regularização fundiária. Por outro lado, ela reconhece a iniciativa da Prefeitura para a revisão do Marco Regulatório e a importância da audiência pública. “É gratificante para a população porque vocês nos ouvem e a gente fala cara a cara, frente a frente, as nossas necessidades“.

Ainda sem data prevista para acontecer, uma nova audiência pública será realizada no Território 13 em decorrência de problemas técnicos no som que impediram a continuação do encontro na terça-feira. O próximo encontro será hoje, às 19h15, no Território 4, que compreende as vilas Aquilino, Palmares, Príncipe de Gales e Sacadura Cabral. Para acompanhar a transmissão, clique aqui. Mais informações sobre a revisão do Marco Regulatório neste link.

bottom of page