top of page
Buscar

Moradia e urbanização: moradores do Jardim Santo André fazem reivindicações para o Marco Regulatório

Mais de 200 pessoas participaram da plenária de revisão; novas moradias, urbanização, regularização fundiária e melhorias nos postos de saúde foram os principais pedidos

Fonte: UPAE

Mais de 200 pessoas participaram da plenária de revisão do Marco Regulatório. Novas moradias, urbanização, regularização fundiária e melhorias nos postos de saúde foram às principais reivindicações.


Na audiência contributiva mais cheia do Marco Regulatório da Política Urbana de Santo André, moradores do Jardim Santo André reivindicaram direito à moradia, urbanização e regularização fundiária das comunidades da região, melhora nos postos de saúde e mais oferta de transporte público. A reunião foi realizada na última quinta-feira (24/3), na Creche Padre Attílio Taricco.


Para Geraldo Batista dos Santos, morador da Comunidade Missionários desde 2018, é importante que o governo informe o que será feito no local. “Precisamos saber se haverá reintegração de posse ou se podemos construir nossas casas, tanto da comunidade Missionários como da Toledana”, pediu. Márcio Rubinelli, morador da Comunidade Toledana, explicou que falta infraestrutura dentro das comunidades. “Precisamos de asfalto, iluminação e escadões de concreto. Hoje a maior parte das nossas escadas são de terra e quando chove fica muito difícil, principalmente para as crianças irem para escola”, explicou Rubinelli.


Outros moradores pediram atenção às famílias que moram na rua Amurad e que receberam notificação de despejo. “São cerca de 50 famílias que moram no local e terão que deixar suas casas. Não existe coisa mais triste do que o despejo. Precisamos unir forças para evitar essa situação”, defendeu Ademar Luiz Machado, morador da Comunidade Amurab. Na opinião do ex-vereador Tonho Lagoa, é importante que os moradores se unam para reivindicar melhoras ao governo. “Essas famílias precisam aproveitar que a Prefeitura de Santo André está aberta ao diálogo. Prova disso, é esse nosso encontro (audiência publica) para discutir os problemas da região”, defendeu o ex-parlamentar.


Parte da população também solicitou melhora nos equipamentos de saúde da região. “Faltam médicos e remédios nos nossos postos e isso afeta demais a saúde dos nossos moradores”, alertou Adenisa Ferreira. “Precisamos de médicos especialistas, pois temos muita dificuldade de conseguir atendimento no nosso posto”, reforçou a moradora Jhennyfer Nunes Freira.


Para o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Santo André, José Police Neto, a noite foi um show de democracia e participação popular. “A gente vê que as pessoas estão entendendo o que estamos fazendo e vão se apropriando. Foi o nosso maior público e é resultado do esforço de ir de porta em porta, da divulgação nas redes sociais e na imprensa”, citou. Police destacou que essa região da cidade é das mais adensadas e com mais necessidades de intervenção do poder público em temas como urbanização, reurbanização, regularização fundiária e organização do espaço público. “Uma área de muitas tensões, próxima a uma área ambientalmente protegida, com ocupações em áreas de risco. Mas quanto maiores as tensões, mais o poder público tem que se fazer presente. Saímos daqui hoje energizados e extremamente fortalecidos.”


A próxima audiência do Marco Regulatório está prevista para o dia 29 de março, às 19h, na Creche Evangelista Jordão Luppi, na Rua Heitor de Andrade, s/n (Santa Teresinha). Todas as audiências terão transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre o Marco Regulatório aqui.

bottom of page