top of page
Buscar

Moradores da Vila Pires pedem obras contra enchentes

Também foram apresentadas demandas de requalificação de espaços públicos e problemas com linhas de ônibus

Fonte: UPAE


Na oitava audiência pública do Marco Regulatório, moradores da Vila Pires apontaram problemas com enchentes, falta de atividades esportivas e culturais, capacitação em empreendedorismo, redutores de velocidade e pontualidade de linhas de ônibus. A reunião foi realizada no dia 31 de março, na sede da Associação dos Engenheiros, na Vila Pires.


Para Jorge Dutra, a Prefeitura de Santo André sai na frente ao promover a revisão participativa do Marco Regulatório. “Vocês (Prefeitura) estão de parabéns ao consultar o futuro que queremos para nossa cidade. Outras cidades da região não estão fazendo isso”, apóia Dutra. Ele elencou alguns problemas na região que precisam de atenção da administração pública, como mais oferta de cursos de capacitação voltados ao empreendedorismo, atividades de cultura e esporte nas praças do bairro e mais vagas de estacionamento para o comércio da Vila Helena. “Também precisamos que os ônibus que atendem nosso bairro cumpram os horários, porque atualmente isso não acontece e prejudica muitas pessoas”, completa Dutra.


Na opinião de Carlos dos Santos, morador da Vila Pires há 17 anos, o bairro cresceu muito nos últimos anos e isso gerou alguns problemas de estrutura. “Hoje temos quase 47 mil moradores na nossa região. Diversos prédios foram construídos nos últimos anos. O problema com enchentes, por exemplo, afeta da Vila Pires até a Vila Luzita”, destacou o morador. “Também gostaria de solicitar a possibilidade de revitalizar o canteiro central da Avenida Ibiratinga, algo parecido com o que foi feito na Avenida das Nações, para estimular atividades físicas aos moradores do nosso bairro”.


Marcel Martan sugeriu que a Prefeitura junto ao Governo do Estado reativem a estação Pirelli, da CPTM: “A reativação da estação Pirelli seria um importante fator de revitalização para nossa região, inclusive trazendo novas oportunidades de negócio”, apontou Martan. Driele Lemos, assessora do vereador Rodolfo Donetti, reforçou problemas com enchentes na região e sugeriu redutores de velocidade na Rua Buri. “As enchentes são realmente um problema para nossa região e já sabemos que teremos um piscinão para resolver essa questão. No entanto, precisamos saber como ficará o Parque Ana Brandão com a implantação do piscinão”, argumentou a assessora parlamentar. Ela também solicitou a implantação de redutores de velocidade na Rua Buri. “A Rua Buri é muito utilizada por veículos e ônibus, pois faz ligação com o CentreVille. Mas precisamos urgente de redutores de velocidade na via para evitar acidentes”, solicitou Lemos.


Na opinião do superintendende da Unidade de Planejamento e Aassuntos Estratégicos (UPAE), Police Neto, a partticipação da população no processo de revisão do Marco Regulatório da Política Urbana de Santo André é fundamental para definir a melhor legislação para a cidade. “Escutar os nossos moradores, que conhecem o dia a dia do bairro e seus respectivos desafios, tornará nossa legislação muito mais poderosa para resolver essas questões”, reforça Police.


A próxima audiência contributiva do Marco Regulatório será realizada no dia 5 de abril (terça-feira), a partir das 19h, na EMEIF Fernando Pessoa, localizada na Rua Piramboia, 460, no Jardim Stella. Todas as audiências terão transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre o Marco Regulatório aqui.

bottom of page