top of page
Buscar

Moradores da Vila Tibiriçá reivindicam ações contra enchentes

Pedidos foram apresentados durante audiência pública do Marco Regulatório referente ao Território 10, formado pelos bairros Novo Homero Thon, Vila Homero Thon, Vila América, Vila Humaitá, Vila Progresso, Jardim Ipanema e Vila Tibiriçá


Fonte: UPAE

Na quinta audiência pública de revisão do Marco Regulatório da Política Urbana de Santo André, moradores da Vila Tibiriçá e região apontaram problemas com enchentes, zeladoria, mobilidade e atividades culturais e esportivas voltadas aos jovens. O encontro foi realizado na noite do dia 22 de março, na quadra do Projeto Shalom.


Na opinião do pastor Davi Teixeira, presidente do Projeto Shalom, é necessário que a Prefeitura realize ações preventivas de combate às enchentes. “Todo ano no período das chuvas nossos córregos transbordam. Falta limpeza frequente dessas áreas, com corte do mato e limpeza. Isso evitaria sujeira e doenças causadas pelas enchentes”, apontou Teixeira.


Presente à audiência, o vereador Renatinho do Conselho, morador da Vila Humaitá, parabenizou a participação da população no debate de revisão do Marco Regulatório e informou ações que estão sendo debatidas para resolver o problema das enchentes na região. “Estamos discutindo a implantação de um piscinão na área do Parque da Juventude – Ana Brandão, que vai acabar com o problema das enchentes na região da Vila América e ao redor da Avenida Capitão Mário Toledo”, explicou o parlamentar.


Para Adevania de Aquino, moradora da comunidade Bougival, é preciso melhorar a oferta de transporte público e saúde na região. “Temos poucos ônibus no bairro e isso prejudica demais nosso dia a dia. Também precisamos de um hospital para mulher na Vila Luzita, pois hoje só temos no Parque Oratório, que fica longe daqui. E para nossa comunidade o centro de Santo André é a Vila Luzita”, reivindicou Aquino.


Simone Pelizzon, prefeita da UFABC, defende que a região precisa de atividades culturais e esportivas, principalmente para os jovens. “Temos pouca oferta desse tipo de ações. Uma alternativa seria ampliar o horário de funcionamento do Parque da Juventude até às 22h, com forte programação de lazer, cultura e esporte”, defende Pelizzon.


O superintendente da Unidade de Planejamento Estratégico – UPAE, José Police Neto, argumentou que a participação da população na revisão do Marco Regulatório é fundamental para definir o melhor plano de desenvolvimento para a cidade. “Nossa busca é para definir uma harmonização das leis que permitam o desenvolvimento sustentável e que enfrente as desigualdades geradas ao longo das últimas décadas”, explicou Police.


A próxima audiência do Marco Regulatório será no dia 24 de março (quinta-feira), a partir das 19h15, na Creche Padre Attílio Taricco, localizada na Rua Cazuza, número 2, no Jardim Santo André. Todas as audiências terão transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre o Marco Regulatório aqui.

bottom of page