top of page
Buscar

Moradores do Território 9 querem trânsito mais seguro e fluído, segurança e lazer nos bairros

Munícipes também reivindicaram melhorias nos postos de saúde, zeladoria, desenvolvimento social, além de regularização fundiária na região

Fonte: UPAE


Com cerca de 50 munícipes presentes, a prefeitura realizou, na noite desta terça-feira (12/4), na EMEIEF Reverendo Oscar Chaves, a décima primeira audiência pública contributiva para a revisão do Marco Regulatório da Política Urbana, que tem como objetivo colher as opiniões e principais demandas dos bairros Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, Jardim Las Vegas, Jardim do Estádio e Vila Linda.


Morador da região há mais de 40 anos, o munícipe Marcos Negrão reivindicou ações da Prefeitura com relação à mobilidade urbana, segurança e meio ambiente. “No passado falaram de fazer da Chácara Baronesa um espaço de lazer, mas isso não aconteceu. Minha demanda é no sentido de fazer ali uma área de lazer e preservação da fauna e flora”, afirma. “Esses dias passei ali e vi um tucano, achei interessante, mas nós estamos perdendo esta área”.


Na segurança, Negrão propõe a criação de Centros de Operações Integradas (COI), tal qual o que existe na Prefeitura, mas nos bairros. “Câmeras ajudam em alguns pontos, mas não resolvem o problema da segurança, que é muito amplo. Minha sugestão seria criar subcois. Se existisse isso descentralizado, integrando com câmeras de comércios, poderia haver um monitoramento melhor da região”, diz o morador que também reclama do tráfego de veículos no Jardim Las Vegas, nas proximidades da rotatória das ruas Brasília Otavio Cândido, Dona Nina Zanoto e José Fernando de Medina e o Ribeirão dos Meninos. “Ali precisa seguir até a Lauro Gomes e para trás até a rua dos Vianas. Isso daria uma boa mobilidade para a região, que hoje está parada, congestionada”, sugere.


“Na mesma linha, a avenida Brasília, na rotatória da Saldanha da Gama com a Joanópolis, tem um gargalo, um afunilamento nos horários de pico principalmente”, reclama Negrão.

Também sobre o tema mobilidade urbana, o líder comunitário Márcio Toniol Macaco, critica o tráfego de carros e motos nas proximidades da escola Maria de Lourdes Guimarães. “Já houve dois atropelamentos fatais. Não tem um farol, não tem nada. Pedimos ao departamento de trânsito a instalação de uma lombada eletrônica ali, próximo à padaria, não para multar, mas para diminuir a velocidade e termos a segurança para nossos jovens, idosos”, afirma.


Presente pela segunda vez nas audiências públicas contributivas, o morador Jorge Dutra parabenizou a iniciativa da Prefeitura em dar voz à população para o processo de revisão do Marco Regulatório, e pediu à administração a volta das ruas de lazer para realização de eventos comunitários. “O pessoal quer fazer eventos nas praças, mas quer o apoio da Prefeitura. Antes você fechava a rua e fazia o lazer com as vizinhanças, hoje, pela informação que tenho está proibido. A gente queria que a Prefeitura pudesse analisar esta questão”.


Além destas demandas, os moradores também solicitaram serviços de zeladoria, como poda de árvores, recolhimento de lixo, melhorias nas unidades de saúde, com contratação de mais profissionais da medicina, e iniciativas voltadas para o desenvolvimento econômico e social, com projetos para idosos e crianças, além de regularização fundiária para os núcleos do território.


A próxima audiência do Marco Regulatório será no dia 14 de abril (quinta-feira), às 19h, na Paróquia São Camilo de Léllis, na Praça São Camilo, no Camilópolis. Todas as audiências terão transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube da Prefeitura de Santo André. Mais informações sobre o Marco Regulatório aqui.

bottom of page