top of page
Buscar

Prefeitura retoma debate com a população sobre as prioridades da cidade

Moradores de Paranapiacaba participaram da primeira audiência pública do Marco Regulatório; transporte, mobilidade e capacitação profissional foram destaques apontados pela população


Fonte: UPAE


A Prefeitura de Santo André, por meio da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos – UPAE, iniciou a segunda etapa do processo de revisão participativa do Marco Regulatório da Política Urbana. Cerca de 50 pessoas participaram da primeira audiência pública, realizada ontem (8/3), em Paranapiacaba.


Entre as principais reivindicações da população, destaque para melhoria do sistema de transporte público que atende a região, oferta de cursos de capacitação para o setor turístico e ajustes na fórmula de seleção das famílias e comércios que ocupam os imóveis tombados da Vila.


“Nossa região precisa de linhas de ônibus ligando ao centro de Santo André. Hoje para fazer esse percurso é caro e demorado. Por isso, muitos moradores daqui acabam utilizando serviços de municípios vizinhos”, pontuou Eduardo Pin, morador há 22 anos de Paranapiacaba. “Também precisamos de cursos de capacitação para preparar nossos moradores para o ecoturismo, que é um dos principais setores empregadores e de geração de renda da região”, defende Pin.


Na opinião de Elisangela Caboclo da Silva, diretora da Escola Estadual Senador Lacerda Franco, a Prefeitura de Santo André precisa organizar melhor a seleção das famílias e comerciantes que ocupam os imóveis tombados da vila ferroviária. “É preciso oferecer oportunidade para todos que queiram morar ou empreender na região. Hoje muitas pessoas que trabalham aqui não conseguem morar aqui por causa de um modelo de locação que privilegia apenas o morador atual e seus parentes na renovação dos contratos”, argumenta.


Para Police Neto, superintendente da UPAE, a realização das audiências com os moradores de Santo André terão função essencial na revisão da legislação urbanística. "Nosso objetivo é construir um plano para o desenvolvimento para os próximos 15 anos, e a participação dos moradores é fundamental para orientar a construção da nova legislação urbanística do município”.


A próxima audiência pública será realizada em 10 de março, a partir das 19h15, no CESA Parque Andreense, localizado na rua Astorga, no Parque Represa Billings. Todas as audiências serão transmitidas ao vivo pelos canais do Facebook e YouTube da Prefeitura. Veja mais informações sobre o Marco Regulatório em: santoandre500anos.com.br/marco-regulatorio.



bottom of page